quarta-feira, 1 de julho de 2009

MADELINE


Madeline foi a minha melhor descoberta dos últimos tempos. Trata-se de um desenho muito bonitinho e educativo exibido pelo canal Futura, cuja personagem principal é uma garotinha que vive em um orfanato de Paris junto com outras onze meninas, cuidadas pela bondosa senhorita Clavel. Madeline é a menorzinha e a mais fofa de todas.

Narrados com muita elegância em versos rimados (no idioma original pelo ator Christopher Plummer!), os episódios trazem aventuras que ensinam as crianças sobre os mais variados assuntos. Nos poucos que tive o prazer de assistir até agora, foram abordados temas como a África, teatro, o festival de Cannes, a solidariedade com os pobres, a igualdade das raças, as responsabilidades dentro de casa e o respeito aos animais, além de sempre haver expressões em Francês nas falas das personagens – o que fornece noções básicas do idioma para o espectador.

Mas o mais legal de tudo é que a Madeline não é retratada como uma criança perfeita ou superdotada. Ela é totalmente cheia de dúvidas e defeitos, assim como qualquer criança de verdade em desenvolvimento. Ela pode ter ciúmes, ficar chateada, doente, triste, etc. Acho que a única característica superior que possui é a total falta de medo. E a pequena órfã nunca é exatamente o centro dos episódios: normalmente divide esse papel com todas as outras colegas.

Nas minhas pesquisas, descobri que a personagem não foi criada para a TV: na verdade ela saiu das páginas dos livros do escritor e ilustrador austríaco Ludwig Bemelman (1898 – 1962), fazendo sua primeira aparição em 1939. Dessa forma, Bemelman junta-se àquele pequeno círculo de autores que eu tanto admiro, que escrevem coisas fascinantes tanto para crianças como para adultos, ao modo de Roald Dahl (A Fantástica Fábrica de Chocolates) e E.B. Wite (A Menina e o Porquinho).

A série animada só foi produzida nos anos 90, e é rica em detalhes até mesmo nos aspectos gráficos. No episódio exibido hoje, por exemplo, em que as garotas precisam morar por um tempo num luxuoso e grande prédio enquanto o orfanato é reformado, o novo cenário é desenhado com traços feios e pintado com cores pálidas, retratando a insatisfação das personagens com aquele ambiente frio e sem graça.

Madeline vai ao ar pelo canal Futura de segunda à sexta às 13:00 horas, com reprise às 20:00 (acho que segunda-feira não tem essa reprise). Deixo meus fortes aplausos (em pé) para a dublagem brasileira, que manteve as rimas dos versinhos que narram todas as historinhas. “Em uma velha casa de Paris, coberta por uma videira, viviam doze meninas, que sempre andavam em fileira. A menor de todas era Madeline”.

Um comentário:

  1. Oi, L. F.!
    A Dama seguiu hoje pelo correio. Quando chegar aí me avisa?
    Beigiunhos!

    ResponderExcluir