quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Contos de Grafias Noturnas são usados em aulas de universidade dos EUA

Nesta semana, procurando o meu próprio nome no Google, deparei-me com este documento, contendo a programação de um curso de Literatura Brasileira na Utah State University (Universidade do Estado de Utah), nos Estados Unidos, realizado na primavera de 2008. Como é possível observar, quatro contos meus fazem parte dos estudos, nos dias 19/Fev, 03/Mar, 05/Mar e 19/Mar, ao lado de grandes nomes como Murilo Rubião, J.J. Veiga e Graciliano Ramos (clique na figura para ampliar).



Entrei em contato com a professora brasileira Drª Cacilda Rego, responsável pelo curso, já que seu e-mail se encontrava no documento, e enviei o link para ela, procurando saber mais informações a respeito do uso dos meus contos em sala de aula. Eis a resposta que ela me enviou:

Aparentemente este link é de um curso que dei de literatura brasileira na primavera de 2008, quando inclui 3* dos seus contos para leitura: "A cápsula do tempo", "O coelhinho da sorte"**, e "Eu não matei Charles Bronson". Naquele semestre, especificamente, eu quis incluir escritores brasileiros de literatura fantástica e descobri que há ótimos escritores do gênero (como você!) e que, por não serem considerados "canônicos", são relegados ao esquecimento antes mesmo de serem (re)conhecidos (pelos acadêmicos!). Foi por este motivo que inclui seus contos, e tive o prazer de lê-los com meus estudantes da USU. De modo geral, os estudantes norte-americanos sabem muito pouco da literatura brasileira, até porque não lêem (nada) em língua alguma, muito menos em Português; são de uma geração "amamentada" por vídeo games e filmes de "efeitos especiais" produzidos em Hollywood, e para a qual o hábito da leitura simplesmente não existe. Escolher contos da literatura fantástica para o curso foi (e é) uma maneira de capitalizar no que eles mais sabem e gostam. A recepção dos seus contos por parte dos meus alunos naquele semestre foi positiva (no caso de "Eu não matei Charles Bronson", por exemplo, houve uma identificação imediata, pois todos sabiam de quem se tratava) e eu gostaria de continuar incluindo-os como leitura nos meus próximos cursos de lit. brasileira.


Parabéns por Grafias Noturnas!

Um abraço cordial,
Cacilda



*Acredito que ela tenha se enganado, já que foram quatro os contos utilizados, e não três.
**O Coelhinho da Sorte não foi incluído em Grafias Noturnas, pois foi um trabalho menor, escrito como trabalho de faculdade.

6 comentários:

  1. O melhor resultado do trabalho é ter sucesso antes mesmo de pensar nele. Porque o sucesso nesse caso é fruto do suor e não do valor.

    Parabéns meu amigo

    ResponderExcluir
  2. Ótimo pensamento, amigo. Obrigado! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Uaaau, que chique! Parabéns amigo!

    Obs. Logo faço divulgação do seu livro na Biblioteca. A resenha ficará para o futuro próximo, pois ando meio atarefado. Abração!

    ResponderExcluir
  4. A propósito, postei um conto novo no Lua Mortal. Se quiser dar uma conferida, está feito o convite, rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. olá xD
    vais publicar em Portugal? Se sim, gostava de saber dos detalhes e se não, sempre fica a sinopse lá no meu cantinho ;)
    --> a sugestão já lá está ;)
    beijinhos

    ResponderExcluir