domingo, 29 de novembro de 2009

Prêmios, parte final

E agora apresento os últimos dois prêmios da promoção de Natal do blog Grafias Noturnas:

Grafias Noturnas (editora Biblioteca24x7, 160 pág), de L.F. Riesemberg, apresenta 21 contos do gênero fantástico, muitos deles vencedores de concursos literários, inspirados por autores como Ray Bradbury, Guy de Maupassant, Roald Dahl e Richard Matheson. Em um estilo leve e cinematográfico, esta obra não pode ser colocada no mesmo cesto de tantos outros livros considerados de terror lançados ultimamente no Brasil: em primeiro lugar porque aqui, o que importa é a construção de boas histórias, ao invés da simples tentativa de amedrontar o leitor. E além disso, há vários contos que, apesar de tratarem do sobrenatural, são repletos de poesia e mágica. É claro que há também aqueles que se voltam para a violência e a bestialidade, mas todos mostram-se como analogias de assuntos sérios e reais. Para ler a visão de um especialista no assunto que leu a obra, clique aqui.


Em contrapartida, Caminhos do Medo (ed. Andross, 208 páginas) é uma das piores antologias de contos de terror já lançadas em solo nacional. Apesar de trazer três ou quatro boas histórias, a maioria é problemática e cheia de clichês. Por que é que alguém ia querer um "prêmio" destes? É simples: pelo status trash que a obra irá adquirir com o tempo. Quem não se diverte com um bom filme ruim de terror, daqueles com péssimos diálogos e (d)efeitos especiais estapafúrdios? Pois este é o clima de 80% dos contos do livro. "Comédia involuntária" é o melhor termo para o resultado obtido por mais de 30 trabalhos dos 38 selecionados para esta fraca antologia. Ou seja, os autores tentaram fazer algo sério, mas é impossível não rir de tamanhas bobagens. Enfim, uma grande diversão!

Satisfeito? Ainda quer ter a chance de ganhar estes presentes? É simples: basta escrever para luizrie@hotmail.com com nome e endereço completos e responder: Para você, o que significa Grafias Noturnas? (Não é concurso. É sorteio!) As respostas serão aceitas até a meia-noite do dia 23 de dezembro de 2009, e o resultado sai no dia seguinte. São poucos concorrentes, então não perca a chance de levar vários desses prêmios para casa. Boa sorte!

3 comentários:

  1. Oi! Adorei os prêmios, mas ainda não pensei em uma resposta que tenha chance rsss.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha! Tô rindo até agora com os comentários sobre "Caminhos do Medo". E olha que eu quase comprei esta porcaria por causa da capa que eu achei bacana quando vi numa livraria do Rio.

    Terminei de ler o teu livro, esta semana eu te envio uma resenha do que achei.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O triste é que eu participo desta antologia com um conto. Era uma boa história, mas o editor fez com que eu cortasse metade do material, e ficou uma droga, hahaha. Estou aguardando a resenha! Abraço!

    ResponderExcluir