sexta-feira, 28 de maio de 2010

Kick Ass

Baseado em uma graphic novel, Kick Ass surpreende por ser um filme americano, e não japonês. É que no cinema oriental é mais comum ver os exageros e certas cenas de maior violência envolvendo crianças e adolescentes.

Mas antes de qualquer outra coisa, é bom saber que Kick Ass é muito divertido. Parte de seu clima lembra demais o de filmes como Superbad - É Hoje, retratando adolescentes nerds que leem histórias em quadrinhos, passam o dia no computador e não fazem nenhum sucesso com as garotas. Por outro lado, não menos divertido, a produção lembra alguns filmes dos nossos amigos asiáticos, como Battle Royale, MachineGirl, e tantos outros.

Na verdade Kick Ass não tem cenas tão violentas, como alguns tem comentado. Creio que o maior "susto" com relação a ela seja somente por envolver personagens muito jovens. E essa violência vem de forma tão absurda que, em quase todos os casos, é causadora de risos. Por exemplo, quando o pai vivido por Nicolas Cage atira na própria filha, de uns 10 anos de idade, que está usando um colete à prova de balas. Ou quando a menina chacina toda uma gangue de traficantes em um apartamento, usando uma espada ninja.

Kick Ass conta a história de um adolescente que, cansado de ser tratado como invisível pelos colegas, e de ver tanta injustiça sem que ninguém tome providências, resolve fantasiar-se e sair nas ruas para combater o crime. Mas, quando luta, um cara desajeitado e sem nenhum treinamento como o protagonista acaba ferindo mais a si próprio do que aos marginais. Mesmo assim seus vídeos fazem sucesso no Youtube e ele vira uma espécie de celebridade.

De outro lado há a jovem Hit Girl e seu pai, interpretado por Nicolas Cage — estes sim, verdadeiros heróis (ou anti-heróis, sei lá, mas pelo menos eles sabem lutar e usar armas). Um encontro dos dois com Kick Ass é inevitável, e os três acabarão lutando juntos contra uma quadrilha de gângsters.

Durante alguns momentos, principalmente nos que mostram o caminho de um estudante comum cruzar com o de um mafioso perigoso, cheguei a notar semelhança deste filme com alguns dos anos 80, voltados para o público jovem, como Uma Noite de Aventuras (aquele da babá).

Há muitas cenas engenhosas, que seguem o visual de quadrinhos, e a trilha sonora é muito, muito boa. Bem, não é um filme que vai mudar a vida de alguém, mas ele garante um ótimo divertimento. (4 estrelas em 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário