sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O trabalho de Wagner de Assis em Nosso Lar


Wagner de Assis, o homem por trás do filme Nosso Lar, tem sido duramente criticado desde que iniciou sua carreira como cineasta. Antes da sua apedrejada estreia na função de diretor com a adaptação do conto A Cartomante, de Machado de Assis (seria Wagner um parente do autor?), ele escreveu os roteiros de alguns filmes da Xuxa e de Um Show de Verão (aquele com a Angélica e Luciano Huck).

Creio que, por conta de seus trabalhos, ele foi olhado com desdém pela elite brasileira. Afinal, alguém que escreve tramas para crianças e jovens, em filmes estrelados por ídolos adolescentes, não merece a menor atenção, não é? Apesar disso, algumas dessas produções tiveram algumas das maiores bilheterias do cinema nacional desde a Retomada, como Xuxa e os Duendes e sua continuação, Xuxa e os Duendes 2 - No Caminho das Fadas.

Confesso que eu mesmo não havia aprovado o nome de Wagner para a cadeira de diretor de Nosso Lar, devido à sua trajetória artística. Porém, também confesso que nunca assisti a nenhum desses filmes em que ele esteve envolvido, baseando minha opinião sobre eles apenas no meu preconceito.

Pois com Nosso Lar, Wagner pôde provar que consegue ser um cineasta eclético, ao afastar-se dos ídolos adolescentes, e ainda confirmou que tem talento para desenvolver produções de grande apelo junto ao público. Talvez ainda lhe falte experiência para atingir a maturidade como diretor - o que não é nada estranho para alguém que só comandou dois filmes - mas acredito que ele ainda surpreenderá todos esses críticos que não o perdoam por ter se envolvido com os filmes da Xuxa.

O sucesso de Nosso Lar não se deu apenas pelo tema, ou pelo trabalho dos profissionais estrangeiros. Há muitas ideias interessantíssimas e inspiradas no filme. Quem leu o livro sabe que foi realizado um trabalho complexo de adaptação, pois muitas passagens foram modificadas, cenas foram criadas e personagens novos e outros diálogos foram desenvolvidos. Não tenho esse dado, mas creio que só uns 5% do livro foram levados ao filme. Todo o resto é uma recriação da história.

E o que falar do visual da produção? As descrições do livro exigiam muita imaginação do leitor. Não há nada lá que dite detalhadamente como são as roupas usadas pelos personagens, suas casas, os prédios, e a cidade em geral. Resumindo: há muito trabalho de criação no roteiro e na direção de Nosso Lar, o filme. O que me leva a crer que, muitos dos que o criticaram ferozmente, agiram de má vontade. Criticam o filme para criticar o passado de Wagner, ou para criticar a doutrina espírita.

Nosso Lar tem um alto poder de emocionar e de entreter. O que mais se espera de um filme para o grande público? Pois Nosso Lar ainda tem o poder de informar e de conscientizar. A produção pode apresentar pequenos defeitos, oriundos da ainda pouca experiência do cineasta, mas nada é tão sério a ponto de receber críticas muito duras.

De qualquer forma, o absoluto sucesso comercial do filme já garantiu uma continuação, a qual espero que comece a ser desenvolvida em breve, onde Wagner mostrará sua evolução. Nosso Lar 2 será baseado no livro Os Mensageiros, e estou muito curioso a respeito da adaptação, pois é um livro mais difícil de ser levado às telas.

Mas eu confio nesse cara, e sei que ele entregará algo muito bom e surpreendente. Provavelmente terá que ser bem lírico e simplificar o material, usando aí as características de outro membro da família Assis: São Francisco.

4 comentários:

  1. NOSSA AS IMAGENS..MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOO OLHA NÃO DEIXA A DESEJAR A NENNNNHUMM FILME AMERICANO NÃO!

    ResponderExcluir
  2. Gente eu acho que esse rapaz foi de uma delicadeza e soube colocar o que era necessário. Fiquei encantada com a imagem da governadoria com simbolos de todas as religiões fantastico............Que venha Os Mensageiros

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, fantástico foi pouco, é inigualável, muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tive a alegria de conhecer o Wagner há cinco ou seis anos atras, através de uma grande amiga. Eu não tinha nenhum conhecimento do seu interesse em roterizar, dirigir e produzir esta construção que ja tem abrigado quase 3 milhões de pessoas. Ele nos recebeu com muita atenção e pude perceber que era uma pessoa doce. Um profissional competente e generoso, que conseguiu reunir todo o material necessário em todos os sentidos para esta grande edificação e transformá-la neste filme delicado e sensível que tem sem sombra de dúvidas, consolado e confortado milhões de corações necessitados de histórias felizes.
    Parabéns!

    ResponderExcluir