domingo, 14 de fevereiro de 2010

Filmes, filmes, filmes

E cheguei a 31 filmes em 2010. É uma média baixa, mas a qualidade deles está lá em cima. Tudo selecionado a dedo. Os desta semana foram:

O Caçador : Impressionante thriller coreano que já entrou direto para a minha lista de favoritos do gênero, desbancando até mesmo jovens clássicos como Seven. Traz a história de um ex-detetive, que agora trabalha como cafetão, que investiga o desaparecimento de algumas de suas "empregadas". É melhor ir assistir sabendo o menos possível, pois a trama é cheia de reviravoltas e surpresas. Por exemplo, o assassino já é revelado e preso logo no início do filme. Essas viradas inesperadas contribuem para que a experiência seja muito sufocante, pois nunca temos a menor ideia do que acontecerá a seguir, e precisamos literalmente torcer para que as coisas aconteçam como esperamos. O pior é que, como na vida real, elas nem sempre acontecem. Resultado: a produção que mais me tirou o fôlego e me deixou com o coração acelerado em muitos, muitos anos. (5 estrelas em 5)

O Sol por Testemunha : Clássico francês de 1960, estrelado por um jovem Alain Delon. Na verdade você conhece essa história, pois é baseada no mesmo livro de Patricia Highsmith que deu origem ao mais recente O Talentoso Ripley (com Matt Damon e Jude Law). Um ótimo suspense, que envelheceu muito bem. Lindas locações pela Itália, ótima trilha de Nino Rota, e um grande suspense. O final difere do livro e do remake, e foi considerado moralista pela autora - mas é inegavelmente mais surpreendente. Aliás, aqui não tem nada da enrolação do filme novo. Tudo o que funciona em O Talentoso Ripley já havia sido feito perfeitamente bem aqui. (4 estrelas em 5)

O Guia Pervertido do Cinema : Um ótimo documentário, apresentado pelo filósofo e psicalanista esloveno Slavoj Zizek, sobre a psicanálise no cinema. Há cenas de vários filmes, como Psicose, Alien, Matrix, Mulholland Drive e muitos outros. E o que é mais legal - o apresentador surge em cenários parecidos com os destes filmes, como se estivesse lá dentro. Um grande aprendizado (e também uma diversão) para aqueles que amam cinema. (4 estrelas em 5)

2 comentários:

  1. Olá Luiz

    Fiquei interessado pelo O Caçador, na mesma qualidade de Seven - para mim - só existe Ressurreição com Christopher Lambert que não deixa nada a desejar para qualquer clássico do gênero e nunca foi dado o devido valor pelo público e pela crítica.

    Aproveitando, agradeço por divulgar a Promoção do Poe 200 Anos.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Não deixe passar este filme, amigo. Quanto ao Ressurreição, o pior é que eu não vi. Mas agora com sua recomendação, vou procurar reparar isso, é claro. Abraço!

    ResponderExcluir