sexta-feira, 28 de maio de 2010

Glee - Theatricality

Resolvi assistir pela primeira vez a um episódio de Glee, pois soube que nele havia uma homenagem à Lady Gaga, e me surpreendi com um seriado de ritmo frenético, com ótimos números musicais e bastante conectado com temas extremamente atuais.

Theatricality, o episódio número 20, começa com o diretor da escola censurando as roupas de uma aluna, que se veste com estilo gótico. Já na primeira cena temos um diálogo muito acelerado e engraçadíssimo, pois a aluna (e o professor que a acompanha, em sua defesa) percebe que o diretor acredita realmente em vampiros e parece querer evitar um ataque de morcegos à escola — a justificativa que ele dá para que a moça não use aquelas roupas soa como uma desculpa esfarrapada. E vemos em flashback uma engraçadíssima cena, muito rápida, de um grupo de gordinhas góticas com dentes pontiagudos atacando um colega em pleno corredor do colégio, pois aquilo chamaria a atenção do Robert Pattinson.

O início é engraçado, mas o tom do resto do episódio não é exatamente este. A questão tratada aqui diz respeito a podermos assumir quem realmente somos, sem a obrigação de cumprirmos papéis que a sociedade exige. Assim acompanhamos o rapaz gay que é apaixonado pelo filho da namorada do pai e faz de tudo para conquistá-lo, apesar daquele ser hetero; a adolescente que encontra sua verdadeira mãe e tenta se aproximar; e a reprovação do uso de roupas escandalosas por parte dos valentões do colégio. Tudo isso entre um ensaio e outro do coral, que compreendeu duas faixas da Lady Gaga e duas do Kiss, curiosamente uma versão acústica e um show bombástico para cada um deles.

Não escondi de ninguém que assisti ao episódio por causa da Lady Gaga, mas acreditei que ela em pessoa faria uma participação — errei. Mas a apresentação de Bad Romance com os personagens vestidos como ela, e o dueto na versão acústica de Poker Face, já valeram. E ainda toca Speechless de fundo durante uma cena. Enfim, achei muito boa a homenagem. Além das performances, há vários diálogos em que os personagens conversam sobre a artista, sempre a tratando com muito respeito (coisa de fã mesmo).

E ainda fiquei impressionado com uma cena em especial, em que um pai, ao ouvir seu filho homossexual ser chamado de bicha, dá uma homérica lição de moral no agressor. Digamos que ele diz coisas que todos nós deveríamos ouvir — mesmo aqueles que acreditamos que não temos nada de preconceito, mas cuja mentalidade ainda não chega aos pés à daquele pai, que obviamente sofreu muito até aceitar a verdade sobre seu filho.

Tenho certeza que assistirei a mais episódios de Glee, mesmo que não tenham músicas de Lady Gaga ou de qualquer artista de quem eu seja fã.

2 comentários:

  1. Ah eu adoro o Glee, mas não vi nenhum dos novos, quero muito assistir a esse e o da Madonna. Eu gostei tanto da série que tem música que eu não suportava e agora escuto a versão deles rsss

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro Glee! Recomendo a série até debaixo dágua....rs. Vale a pena assistir as temporadas completas e se apaixonar por cada personagem e as histórias que são apresentadas. Para quem quiser baixar Gle, entre no site: http://www.seriesfree.biz/2009/09/glee/

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir