sábado, 26 de junho de 2010

The Runaways

The Runaways foi uma banda de punk rock composta só por mulheres, que fez grande sucesso no final dos anos 70, apesar da curta trajetória. Baseado no livro de Cherie Currie, vocalista do grupo, o filme faz uma inspirada recriação do visual e dos shows das garotas, mas mostra pouco delas. O foco do roteiro é a difícil adaptação da estrela do grupo, Cherie, ao estilo de vida hardcore que o trabalho exigia. Afinal, ela era uma adolescente comum que teve que deixar a irmã gêmea e o pai alcoólara para ter uma rotina de viagens, noitadas, drogas, superexposição na mídia e brigas com as colegas e com o produtor.

Kristen Stewart (de Crepúsculo, caso alguém ainda não saiba) interpreta a guitarrista Joan Jett, e sua atuação não difere muito do que ela já fez em todos os filmes em que trabalhou. O filme pertence mesmo a Dakota Fanning, que cresceu e revelou-se uma atriz muito versátil. Mas também merece destaque a interpretação de Michael Shannon no papel do produtor Kim Fowley, que deu vida ao grupo.

Dito isso, The Runaways, o filme, é uma boa cinebiografia das roqueiras. Creio que muita coisa importante foi cortada, como a turnê mundial com os Ramones, o lançamento dos quatro álbuns e as diversas mudanças na formação. Mesmo assim vale a pena pelo cuidadoso trabalho de figurino, a ótima encenação das apresentações ao vivo e, principalmente, por apresentar às novas gerações a postura rock n' roll de Joan Jett, que criou hinos como I Love Rock N' Roll e continua até hoje na estrada. (4 estrelas em 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário