sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Predadores

Em 1987, O Predador fez sucesso misturando terror com os típicos exemplares de ação da época. Naquele filme, o diretor John McTiernan (Duro de Matar) colocou um time de grandalhões armados, liderados por Arnold Schwarzenegger, em plena floresta da Guatemala sendo caçados por uma versão alienígena dos brucutus humanos (e o monstro era interpretado por Jean-Claude Van Damme vestindo uma roupa de borracha, acredite!).

Se aquela produção impressionava pela estranheza do inimigo, bem como pela violência, aos poucos o monstro foi perdendo seu impacto, já que esteve presente no inferior Predador 2 (1990) - que substituiu soldados por policiais em uma Los Angeles futurista - e nos péssimos Aliens vs Predador 1 e 2.

Predadores (2010) é uma volta ao mundo dos temíveis monstros, que já não parecem meter tanto medo como nos anos 80. Produzido por Robert Rodriguez e dirigido por Nimrod Antal (Temos Vagas), a produção ao menos estabelece mais semelhanças com o filme com Schwarzenegger, pois volta à selva com um grupo de soldados e mercenários lutando para não virar presas dos bichos.

Com ação incessante, Predadores lembra bastante o ritmo dos divertidos filmes do gênero produzido nos anos 80 (e tenho certeza que, se tivesse sido feito naquela época, traria como protagonista algum fortão, e não o magrelo Adrien Brody - aliás, uma escalação que me surpreendeu!).

Mas o filme está muito mais para uma imitação de Lost, com seus personagens que não se conhecem e não sabem por que foram jogados naquele lugar, sendo perseguidos por criaturas perigosas, encontrando outros humanos misteriosos que estão lá há mais tempo, e caindo em armadilhas.

A impressão é a de que o filme é um amontoado de pequenas cenas de ação: A) fulano em queda livre sem conseguir abrir o paraquedas; B) beltrano tentando escapar de um atirador oculto na mata; C) ciclano correndo de uma espécie de cachorro assassino, etc. A boa notícia é que as cenas são legais, e mantêm o interesse no filme. Há até uma luta de espadas entre um oriental e um predador, que evoca os filmes asiáticos.

Estão presentes os velhos clichês, é claro, como o frágil médico que não se encaixa no grupo e mais tarde revelará a verdadeira identidade, mas ao menos os personagens não são eliminados na ordem que poderíamos prever, e volta e meia surge alguma outra surpresa na tela, como alianças inesperadas e a participação especial de um ator conhecido.

Assim, com pouco mais de 1 hora e meia, Predadores garante um ótimo e rápido divertimento, ainda que não passe de um descartável filme de ação que traz predadores como coadjuvantes.

2 comentários:

  1. Amigo você diz em sua crítica que era Jean-Claude Van Damme, que fazia o papel do predador nos primeiros filmes.
    Creio que sua informação não esteje certa pois nos 2 primeiros filmes o Predador foi "interpretado" por Kevin Peter Hall

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, apenas no pimeiro filme. E é natural que pouca gente saiba deste fato, pois Van Damme não aguentou ficar usando aquela roupa desconfortável e quente, e acabou brigando com os produtores e abandonou o serviço pelo meio, cabendo a outra pessoa finalizar as cenas. Assim, Van Damme nem chegou a ser creditado pelo trabalho. Se você ler algumas entrevistas com o próprio ator quando ele estava no auge, vai perceber que ele sempre falava neste assunto. Abraço!

    ResponderExcluir