sábado, 20 de março de 2010

Porra Fandom!

Talvez alguns amigos me apedrejem por eu estar divulgando este endereço, ao invés de estar protestando, ou me calando. Mas a verdade é que é preciso que haja sites especializados em litfan nacional que "cobrem" mais qualidade dos novos autores. Este aqui é genial com seu estilo destruidor, cheio de sarcasmo e ironia. Me desculpem os colegas que já foram "feridos" pelo autor do espaço (e torço para que eu mesmo não seja a próxima vítima), mas "porra, fandom!", há que se reconhecer que esse troço é bem divertido, e corajoso, e necessário.

Além disso, com a facilidade que existe para se publicar hoje em dia já estava até demorando para surgir algo assim. A produção de 2009 foi absurdamente imensa, e mesmo que um ou outro bom livro tenha saído, também viram a luz muitas bobagens. Hoje temos mais autores do que leitores; mais livros do que um público para eles.

Só espero que o site seja coerente com a inteligência de seus criadores, fazendo uma crítica honesta e apontando os verdadeiros defeitos das obras citadas. Não queremos uma espécie de "Pânico na Litfan", capaz de atacar para todos os lados. Há que se criticar quando o trabalho é mal feito, mas também temos que reconhecer quando é bom.

Segue o endereço: http://porrafandom.tumblr.com/

2 comentários:

  1. Vou lá dar uma espiada... Hehe!

    ah, dê uma olhada nesta notícia no O Globo: um filme com a mesma história de O Botão :
    http://oglobo.globo.com/blogs/cinema/posts/2010/03/18/richard-kelly-promessa-que-ainda-nao-se-cumpriu-275726.asp

    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rubem. Esse "site" por enquanto faz críticas mais com relação a capas ridículas, mas volta e meia também critica outras coisas. O Desejo de Lilith, do Ademir Pascale, recebeu uma menção desonrosa pela presença de supostos muitos erros históricos e falta de pesquisa (não li o livro para comprovar se é tão ruim como dizem).

    Quanto ao filme A Caixa (The Box): o roteiro baseia-se no conto Button, Button, de Richard Matheson, que por sua vez era inspirado em A Pata do Macaco e já havia gerado uma versão para um segmento do Twilight Zone dos anos 80. Eu assisti a esse episódio quando tinha uns 6 anos e escrevi o conto com base no que eu ainda lembrava. Button Button é uma bela e assustadora história, e fiz a minha própria versão em O Botão. Porém, o filme A Caixa é muito ruim. Só vale pelos primeiros 20 minutos, depois descamba para o ridículo. Realmente, o Richard Kelly é uma promessa não cumprida e provavelmente viverá para sempre com a sombra de Donnie Darko - seu filme de estreia, que ele dificilmente superará.

    ResponderExcluir