domingo, 27 de junho de 2010

Lie to Me - 1ª temporada

Lie to Me deve ser a primeira série de TV a qual assisto uma temporada completa. Mas meu interesse não foi o de entretenimento, e sim o de tentar aprender algo mais sobre linguagem corporal.

No seriado, o Dr. Cal Lightman (Tim Roth) é um especialista no assunto, líder de uma equipe que usa seus conhecimentos para identificar pessoas que estejam mentindo e, assim, desvendar casos complicados. Desde o primeiro episódio há explicações sobre as microexpressões faciais que todos têm diante de algum evento: raiva, desprezo, nojo, surpresa, etc são revelados por mínimas nuances em nossa face, por mais que tentemos controlar nossas emoções, e mesmo que as nossas palavras tentem indicar outra emoção.

Achei interessantes as montagens, que surgem na série, com fotos reais de personagens conhecidos (Bill Clinton, O.J. Simpson, Princesa Diana, etc), dando credibilidade ao que é ensinado. Porém, analisando a questão artística, vejo Lie to Me como uma série de segundo escalão, com alguns personagens fracos (por exemplo Loker, que "sempre fala o que pensa"), situações inverossímeis (como é possível uma genial especialista em linguagem corporal não notar que o marido a está enganando?) e episódios com roteiros fracos (Blinded, um dos melhores, é uma cópia de O Silêncio dos Inocentes; e o Finale da temporada foi de pouco destaque). E me incomoda algo que vejo em quase todos os episódios: após confrontarem e serem desmascarados pelo Dr. Lightman, os mentirosos simplesmente admitem a mentira e começam a falar toda a verdade, sem ao menos insistirem naquilo que estavam dizendo antes. Além de ser ridículo ver prefeitos e pessoas acusadas de crimes não violentos aparecerem sendo algemadas logo depois de serem pegos em uma mentira, concluindo o episódio de forma burocrática e infantil, como acontecia em filmes antigos.

É claro que há vários pontos positivos, como a atuação de Tim Roth e a interessante personagem Ria Torres (cuja atriz que a interpreta é idêntica à Michelle Rodriguez). Talvez minha insatisfação com alguns elementos da série seja devido aos poucos episódios (13) da primeira temporada, que não permitiram o desenvolvimento mais aprofundado de algumas tramas. Mas o legal mesmo são os ensinamentos a respeito da linguagem do corpo, sobre os quais faço um resumo abaixo.

Quer saber se alguém está mentindo. Então observe atentamente se, ao falar, ela :

-Coça as mãos (isso é sinal de auto-afirmação; ela pode estar tentando acreditar no que está dizendo);
-Faz um movimento involuntário com um dos ombros;
-Olha para baixo (isso é sinal de vergonha - talvez por estar mentindo);
-Encurva-se (tenta ocupar menos espaço);
-Toca uma parte do corpo, como a orelha ou jóias;
-Desvia os olhos (sinal de vergonha);
-Pisca com rapidez;
-Tem voz suave (quando não se acredita naquilo que está dizendo);
-Dá uma resposta muito rapidamente após a pergunta (sinal de que já havia pensado na resposta antes da questão ser concluída).

Há ainda informações interessantes que aprendi na série, como:

-Uma pessoa culpada não admite nada que possa incriminá-la;
-Pessoas prestes a cometer um ato de violência ficam com as sobrancelhas baixas e juntas, e olham "por baixo", com elevação da pálpebra superior e tensão abaixo dos olhos;
-Fechar o punho significa raiva;
-Morder o lábio é sinal de ansiedade;
-Uso de palavras negativas: consciência pesada;
-Psicopatas nunca demonstram vergonha.

E é claro que há mais, principalmente nos primeiros episódios. Não sei se são todas dicas verdadeiras, e é óbvio que é muito difícil saber que alguém está mentindo ou falando a verdade simplesmente observado esses sinais (que precisam ser analisados e interpretados — é muita ingenuidade achar que se pode marcar uma fala de alguém como "mentira" ou "verdade"). De qualquer forma, é um interessante tema, que pode ser melhor estudado através de vários livros existentes no mercado, a começar pelo clássico O Corpo Fala.

3 comentários:

  1. Muito interessante esta série, pena eu estar sem TV a cabo, me contento em ver Grey's Anatomy no sbt rs. Os sinais físicos são bem avalidados em entrevista de emprego. Também aprecio as entrelinhas comportamentais do ser humano, haja visto, sua complexidade no âmbito emocional, onde ligeiramente é elucidada em 6 anos de estudo dos profissionais de psicologia. beijo

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas visitas e pelos comentários, Lua!

    ResponderExcluir
  3. achei a série ótima concordo com alguns comentários sobre a fraqueza de alguns personagens, mas os ensinamentos são reais, aprendemos algumas coisas em MKT para negociações comerciais, identificar o negociador etc... dica de um professor sobre a série e eu gostei bastante hehe - estou baixando as outras temporadas.

    ResponderExcluir