domingo, 4 de julho de 2010

La Herencia Valdemar

Interessante terror espanhol, baseado no universo de H.P. Lovecraft, e que faz justiça ao autor: a presença de mansões misteriosas, pessoas desaparecidas e ocultismo contribui para criar um clima bastante sombrio e charmoso, digno de romances góticos.

O início mostra uma jovem corretora indo avaliar a macabra mansão Valdemar, no interior da Espanha, depois que um colega de trabalho desapareceu. Como a moça também não retorna, a empresa contrata um detetive particular para encontrá-la, e é quando a presidente da imobiliária lhe conta a história por trás do imóvel. A maior parte do filme relata esse flashback sobre o que aconteceu com o apaixonado casal Valdemar, que viveu na casa no século 19 e cuja história termina em tragédia depois que o marido precisa pagar um favor ao famoso ocultista Aleister Crowley.

Além de Crowley há na trama a participação de outros três sinistros personagens reais : Bram Stoker, Lizzie Borden e Belle Gunnes. E esta mistura com a realidade não soa gratuita, pois em vários momentos o roteiro procura usar o momento histórico na trama, com menções a costumes da época, a doenças que ainda não tinham cura e ao início de movimentos como o feminismo e o espiritismo.

O fator sobrenatural só entra nesta parte da história depois que os personagens já foram bastante desenvolvidos, o que é crucial para uma tensão sempre crescente, aumentando o drama dos protagonistas.

La Herencia Valdemar é um ótimo programa para quem gosta de terror e já está cansado das bobagens produzidas ultimamente em Hollywood. Um filme que consegue resgatar muitos elementos clássicos do gênero, tanto do cinema quanto da literatura, do folclore e da História. E o melhor: esta é apenas a primeira parte. Após os créditos finais há cenas da continuação, cuja estreia é prometida para outubro de 2010, e que já revelam que vem coisa ainda melhor por aí, principalmente para os fãs dos Mitos de Cthulhu. (4 estrelas em 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário