quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mais uma resenha internacional de Grafias Noturnas

Publicada por Joana Dias, de Portugal, em seu blog http://paginas-com-memoria.blogspot.com
Sinto dificuldades em fazer a crítica de um livro de contos assim, cada um constituído por poucas páginas, pois sinto que para o fazer teria de abordar um a um e seria demasiado exaustivo.

Prefiro por isso dizer-vos que o livro é uma mistura de terror e fantasia, com alguns dos contos a revelarem-se insólitos pois nem todos versam sobre o sobrenatural como nos poderia fazer pensar a sinopse do livro.

Todo o livro é fácil de ler, com uma escrita acessível e dinâmica e agradou-me o facto dos pequenos universos criados se encerrarem e que o autor não se tenha sentido obrigado - por modas actuais - a prolongar por um romance as suas boas ideias.

Até porque me parece que os livros sobrenaturais que se foquem num elemento de terror desconhecido com que não se pode brincar são cada vez mais raros nas publicações que chegam até nós. Por vezes é agradável sentir um arrepio na espinha e até algum medo quando se lê um livro e é esse o caso.

Também gostei da lição de moral presente em cada uma das histórias, por isso mesmo lembrando a tradição dos contos de fadas. Parece-me que uma história transmitir um ensinamento não deixou de ser importante nos dias de hoje.

Embora alguns dos contos tenham temáticas e ideias que já me são familiares como, por exemplo, o conto cujo enredo é muito parecido com o de The Box, quase todos são muito originais e com um final inesperado.

Um livro para quem gosta da temática do sobrenatural e para quem gosta de um pouco de medo a nascer das palavras!

Um comentário:

  1. Olá, venho fazer um convite, para conhecer Derin e Shard - Contos de uma Andarilha, um novo universo fantástico, criado, escrito e ilustrado por Anerol Sevla, com aventura, romance, suspense e mistério. Uma série em capítulos, recentemente publicada no blog LugarDistante, acesse:

    http://lugar-distante.blogspot.com/search/label/Contos%20de%20uma%20Andarilha

    Essa faz parte de um pacote de novidades recentes no LugarDistante: http://lugar-distante.blogspot.com/

    Até a próxima!

    ResponderExcluir