quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Raízes do Mal (Evil)

Eu gostaria de indicar um filme muito bom que assisti hoje, chamado Raízes do Mal (Evil). Trata-se de uma produção dinamarquesa, de 2003, que foi indicada ao Oscar de filme estrangeiro. É o trabalho de estreia do cinesta Mikael Håfström, que mais tarde dirigiu 1408, baseado no conto de Stephen King.

Raízes do Mal é sobre Erik Ponti (Andreas Wilson), um adolescente de 16 anos acostumado a tratar todos com brutalidade, devido aos maus tratos de seu padastro. Depois de ser expulso da escola onde estudava, é transferido para Stjärnberg, um famoso colégio interno privado. Sabendo que pode ser sua última oportunidade, Erik tenta mudar seu estilo de vida para adaptar-se ao lugar, mas logo ele descobre que está preso em um verdadeiro inferno.

O terror, neste caso, é representado pelos alunos mais antigos, que subjugam os novatos. Neste filme está um dos mais terríveis vilões do cinema, na figura do deplorável Silverhielm - um veterano intocável no colégio, capaz das mais terríveis atitudes para humilhar os recém-chegados.

Bastante violento e emocionalmente exaustivo, Evil ainda promove uma profunda reflexão sobre a honra, o respeito e a coragem. Certamente é o melhor trabalho de Mikael Håfström, muito bem dirigido e roteirizado, que lembra um filme de terror - o que deve explicar seu posterior envolvimento com a adaptação de 1408.

Nenhum comentário:

Postar um comentário