sábado, 18 de dezembro de 2010

Resolução de fim de ano

O resultado da enquete "Que livro você me indica para ler no final do ano?" deu o primeiro lugar, com larga vantagem, para O Pistoleiro, de Stephen King. Gostaria imensamente de agradecer a todos que votaram, principalmente a quem justificou o voto.

Porém, quero antecipadamente me desculpar, e dizer que não lerei este livro, por enquanto. Um dos motivos é a recomendação do Mário Carneiro Jr, sobre ler O Pistoleiro apenas se eu for continuar a acompanhar a série A Torre Negra. Concordo com ele, e honestamente, não sei se tenho pique para uma jornada tão grande de Stephen King assim, hoje em dia.

A outra razão é que, neste período em que se realizou a votação, acabei relendo um dos meus livros favoritos: O País de Outubro, de Ray Bradbury. Aliás, este ano priorizei releituras, e é algo que recomendo. Na segunda vez que você lê o mesmo livro é possível se familiarizar mais com o texto e com o autor - e a leitura sai bem mais rápida e eficaz.

E relendo esta maravilha, me toquei de que eu já havia deixado de lado, há muito tempo, de ter contato com o tio Ray, que é meu autor predileto. Um absurdo! Portanto, fiquei com muita vontade de ler (e reler) mais e mais contos dele.

Assim, tomei uma decisão. Minha resolução de fim de ano é fazer de 2011 o "Ano Ray Bradbury". A ideia de ler apenas um autor durante um ano pode parecer enfadonha, mas veja só quantos desafios adoráveis envolvendo o autor eu terei:

- Finalizar leituras inacabadas (As Crônicas Marcianas);
- Ler seu livro mais conhecido, que eu até tenho vergonha por ainda não ter lido (Farenheit 451);
- Reler o favorito da minha biblioteca (Dandelion Wine);
- Revisitar meu primeiro contato com o autor (O Homem Ilustrado);
- Descolar Dark Carnival, a estreia do autor (que provavelmente terei que ler em Inglês).

É isso aí! Espero receber alguns comentários de incentivo para esta tarefa, pois são tantos livros interessantes de outros autores, que certamente a tentação de não cumprir minha resolução será muito grande. Conto com vocês, portanto. Em troca, vou postando no blog minhas impressões sobre cada livro, ok? E se alguém quiser me acompanhar no desafio, será muito bem vindo. Tenho certeza que, depois de ler Ray Bradbury, sua vida não será mais a mesma.

Grande abraço, e bons sonhos!

4 comentários:

  1. Luiz, como vai?

    Ninguém consegue ficar muito longe de seu autor favorito. Rs...
    Algo que você não pode deixar de ler é Algo Sinistro Vem Por Aí que é um livro fantástico na verdadeira expressão da palavra. Aliás, se não me falha a memória, Bradbury comenta no "Algo Sinistro..." que o conto base que gerou o livro teria originalmente o nome Dark Carnival.


    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Luiz, como vai?

    Ninguém consegue ficar muito longe de seu autor favorito. Rs...
    Um que você não pode deixar de ler é Algo Sinistro Vem Por Aí que é um livro fantástico na verdadeira expressão da palavra. Aliás, se não me falha a memória, Bradbury comenta no "Algo Sinistro..." que o conto base que gerou o livro teria originalmente o nome Dark Carnival.


    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. Grande Maurício!
    Rapaz, eu já li Algo Sinistro Vem por Aí, e por incrível que pareça, na época eu não gostei. Acho que eu estava acostumado demais com os contos e estranhei uma narrativa mais longa do Bradbury. Mas esta é a minha chance de dar uma segunda chance ao livro, e tentar entender por que ele é tão amado. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Quem não recomendou a leitura do pistoleiro??? O.O

    ResponderExcluir