domingo, 11 de julho de 2010

Dicas para novos escritores: O que te leva a escrever?

Caro aspirante a escritor: você já pensou no que te motiva a seguir esta carreira? Afinal, qual é o motivo que te faz querer tanto isso? Essa pergunta é essencial antes de se começar qualquer ação, pois é importante que saibamos se é positiva e relevante a finalidade por trás de um desejo.

Por muito tempo, eu quis ser um escritor de sucesso. Cresci ouvindo que deveríamos sempre ter sonhos, e que nunca deveríamos desistir deles. Pois o meu era esse: escrever best-sellers. Mas com o passar do tempo fui dando ouvidos aos meus mais profundos pensamentos, e fiz uma descoberta. Havia um sonho por trás desse sonho: não era exatamente ser um escritor que me motivava.

A partir daí, entendi que esse meu sonho era compartilhado com praticamente toda a espécie humana. Afinal, quem não gostaria de trabalhar em casa, ganhando bem, sem um chefe ou colegas enchendo o saco, e sem precisar cumprir horários? Escrever romances era só um detalhe, que poderia ter sido substituído por outra função, como ser crítico de cinema, por exemplo.

Foi quando comecei a pensar em outras possibilidades de trabalho que percebi que haveria muitas outras formas de eu me satisfazer profissionalmente, sem precisar necessariamente ser um escritor. E esse é o primeiro portal pelo qual deve passar o seu sonho. Responda, portanto, da maneira mais sincera possivel: você quer mesmo ser escritor, ou simplesmente quer experimentar as sensações que acredita que teria caso fosse um (a fama, a satisfação, o dinheiro, etc)?

Lembre-se de que, caso seu sonho passe por este portal, você precisa admitir que continuará desejando ser um escritor mesmo que nunca ganhe reconhecimento nem dinheiro com isso.

Vamos fazer um exercício. Imagine-se daqui quinze anos: você tornou-se um escritor, mas não atingiu o sucesso. Escreveu vários livros, mas eles não são muito vendidos. Você precisa ter outro emprego para garantir uma renda, e continua a escrever, pois isto lhe dá prazer.

E então? Isso é desestimulante? Ou você acha que está tudo bem? Se isto é totalmente desanimador, creio que o que você quer realmente não seja escrever, mas levar uma vida fácil. Agora, se você acha que, mesmo trabalhando em outra área, ainda assim se motivaria a escrever, simplesmente por satisfação... aí sim você tem vocação para escritor.

É claro que pensar na fama e no reconhecimento é importante. Porém, não pode ser esta a motivação por trás do que quer que seja. O sucesso é apenas uma consequência, e muitas vezes ele é injusto: quantos artistas geniais morreram antes de serem reconhecidos? e quantos medíocres desfrutam do sucesso devido ao acaso? Portanto, a fama e o dinheiro não podem ser gatilho para motivar nossa ação.

Imagino que o verdadeiro escritor seja aquele que escreve porque tem imensa necessidade disso, sem se importar com o que vão achar de seu texto. Ele escreve porque esta é a sua alegria e o seu vício. Não quer saber se vai ser lido por uma ou por um milhão de pessoas (É óbvio que ele preferirá ser lido por muitos, mas não se importará em receber algo em troca por isso).

É muito comum ver aspirantes a romancistas terem faniquitos e ficarem muito magoados quando recebem uma crítica negativa por algum texto seu. O verdadeiro escritor, aquele que carrega a arte da escrita na alma, nunca faria isso. Ele usaria tais comentários para aprimorar sua arte! Mas caso ele enxergue a escrita somente como um negócio, daí ele certamente tem seus motivos para ficar irritado, pois uma crítica ruim significa perda de dinheiro (ou a chance de ganhar algum).

Assim, fecho mais este texto, onde tento passar um pouco da minha experiência, mostrando que escrever é extremamente compensador, desde que você se satisfaça apenas com o ato de escrever. Se quiser ganhar dinheiro, aí é outra história. De preferência, tenha alguns ases na manga: caso não dê certo uma carreira brilhante na escrita, você ainda poderá conseguir tudo o que deseja, mas através de outro caminho.

Um comentário:

  1. Muitas vezes me pego pensando exatamente como você: o que faria de mim um bom escritor se há tantos outros pelo mundo? Tentar viver sem escrever seria uma boa maneira de alcançar a resposta... E eu acho que para mim é impossível.

    ResponderExcluir