domingo, 31 de outubro de 2010

Dia do Saci

Além de Dia das Bruxas, em 31 de outubro também é comemorado o Dia do Saci. A data foi criada para que as crianças lembrem do folclore brasileiro, em vez de comemorarem apenas o norte-americano. Afinal, nossos personagens conseguem ser mais assustadores que os gringos.

O Saci, há muitos anos, vem sendo retratado com uma criança levada, que gosta de pregar peças e protege as florestas. Monteiro Lobato e Ziraldo são os maiores "culpados" por essa desconstrução do mito, que era originalmente uma figura sinistra. Ele era um verdadeiro Exu.

Há várias versões para a origem do Saci, e algumas se misturam com histórias indígenas e africanas. Mas uma que poucos comentam é a que relaciona o personagem com a aparição de espíritos de negros durante o tempo dos engenhos.

O Brasil carrega esse enorme carma coletivo da escravidão até os dias de hoje. No tempo em que os negros ainda sofriam as barbáries em solo brasileiro, o clima espiritual era terrível. Milhares morriam em condições lastimáveis, com muito sofrimento e raiva. Assim, não era raro a aparição de espíritos de escravos que não se conformavam com seu cruel destino, e queriam vingar-se daqueles que os maltrataram.

Nas matas, nas fazendas e nas plantações, surgiam relatos sobre fantasmas de negros que vinham assustar os vivos. A superstição fez com que achassem que era sempre a mesma criatura, e o tempo foi incorporando os detalhes que conhecemos hoje, como o uso da touquinha vermelha e do cachimbo.

A origem da maioria dos mitos de monstros é esta: espíritos. Muitos conseguem assumir formas assustadoras, e podem realmente desejar o mal aos vivos. Muitos viajantes que se perderam na mata, cavalos que saíram correndo assustados e donas de casa que deixaram o almoço queimar, provavelmente foram vítimas de alguma assombração. Depois que o mito já havia sido criado, as vítimas sempre bradavam "é coisa do Saci" quando algo assim acontecia.

É possível que em algumas regiões do Brasil a origem do Saci seja outra, mas o importante é que o personagem é marca registrada nacional, e enriquece significativamente nossa cultura. Assim, neste dia especial, vamos comemorar! Parabéns, Saci! (Mas não se aproxime muito de mim).

Nenhum comentário:

Postar um comentário