terça-feira, 26 de outubro de 2010

Comemorando o Halloween

Ainda comemorando o mês das bruxas, o blog Grafias Noturnas traz mais algumas informações sobre a data, como você confere na entrevista a seguir, desta vez em parceria com o site Old Religion.

Há várias versões sobre a origem do Halloween. Qual a que mais se aproxima da realidade?

O verdadeiro festejo por de trás do Halloween se chama Samhain, que significa “Fim do Verão”, pois no hemisfério norte, onde a comemoração se originou, eles se preparam para a chegada do inverno. Nesta celebração honramos nossos mortos (Ancestrais). Com a chegada do Cristianismo, a Igreja tentou cristianizar o antigo festejo tornando o dia 1º de novembro o Dia de Todos os Santos, ou All Hallows como era o antigo termo usado. Assim a Véspera do Samhain tomou-se a Véspera do All Hallows, ou Halloween.

Quais personagens folclóricos têm maior importância no Halloween?

Um folclore muito conhecido passado através das gerações, é o ato de produzir a lanterna de abóbora, conhecida como adorno tradicional na festa de Halloween. Era produzida pelo povo e colocada na entrada das casas para afastar os “Espíritos” ruins ou não bem-vindos.

Como os bruxos e wiccanos comemoram o dia 31 de outubro?

Muitos bruxos celebram a energia ancestral do Halloween nesta data, fazendo um altar em honra aos seus ancestrais, com fotos, objetos familiares, flores e cartas de agradecimento, que posteriormente são queimadas no caldeirão. A festa dos mortos é uma celebração muito alegre, pois para nós a morte é somente uma etapa antes do Renascimento. Celebramos a eterna Espiral em Samhain.

De que forma o Dia das Bruxas é celebrado no Brasil?

Muitos fazem festas à fantasia, reuniões de amigos para comemorar, inclusive acontece uma famosa festa em São Paulo: Halloween Parade, onde pessoas fantasiadas percorrem uma das avenidas mais conhecidas da cidade . Em grupos, religiosamente falando também é um momento de festa, onde juntos agradecemos aos nossos ancestrais por toda sabedoria e auxílio.

Os nacionalistas têm razão em repudiar a comemoração do Halloween pelas crianças brasileiras?

Isso é uma questão moral e política. Existe o lado comercial da festa, sim. Se fosse ensinado o verdadeiro motivo por de trás do Halloween para as crianças não haveria nenhum mal.
Afinal honrar sua ancestralidade e história é para todos os povos.
Só se sabe para onde vai, quando se sabe de onde veio. Essa é verdadeira festa do Halloween, celebrar sua história ancestral e seus familiares que já se foram.
Num país de memória curta como o Brasil, alguns valores realmente não são compreendidos.

Sinceros agradecimentos à nossa entrevistada, Babi Guerreiro.
Família Old Religion
http://www.oldreligion.com.br/


Continue lendo sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário