sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Entrevista com uma bruxa

Para homenagear o mês das bruxas, o blog Grafias Noturnas foi atrás de uma bruxa de verdade para entender melhor este interessante assunto. Nossa entrevistada atende pelo nome pagão de Luazul, foi criada no paganismo e é editora do portal Bruxaria.net, que existe desde 2004.

Há uma frase que diz: “Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, existem”. Afinal, elas existem ou não? E elas são mesmo malvadas?

Claro que existem! As bruxas (e bruxos) são tão antigos quanto a humanidade. Onde existe gente, existe magia sendo feita - desde desenhar animais nas paredes das cavernas para facilitar a caça na antiguidade até realizar rituais para a lua hoje em dia. Já pessoas “malvadas” existem em qualquer lugar, independente da religiosidade. O que é importante dizer é que todo mundo que trabalha com magia sabe que existe a lei do retorno - ou seja, tudo o que fazemos volta para a gente. Se alguém quiser prejudicar outra pessoa, certamente arcará com as consequências.

O que te atraiu a entrar na Bruxaria?

Fui criada assim, mas o que me manteve nesse caminho é a naturalidade da coisa toda. A Bruxaria lida com a magia da natureza - você observar o que está acontecendo e aprender a fluir com os ciclos naturais. Por exemplo: se hoje a lua está minguante, o que isso significa em minha vida? O que posso fazer, magicamente, para melhorá-la em algum aspecto? O que posso trabalhar? É um ofício ativo e apaixonante, porque o conhecimento é infinito.

Como foi a primeira vez que você participou oficialmente de um ritual?

Na Bruxaria, não é como assistir uma missa - um padre oficializando e os fiéis seguindo o que ele diz, ou simplesmente dormindo (sejamos sinceros!). Toda bruxa e bruxo exerce um papel ativo, especialmente porque muitos praticantes são solitários (não participam de grupos). Sendo assim, tudo o que você faz com alguma intenção acaba se tornando um ritual mágico e não sei especificar qual foi o primeiro ritual que eu fiz. No entanto, posso contar qual foi a primeira vez em que percebi que a coisa toda funcionava: certa vez, na escola (eu devia ter uns 9 ou 10 anos de idade), mentalizei durante todo o primeiro período que teríamos aula somente até o intervalo. Eu tinha uma correntinha de prata na época, e ficava girando-a e passando em cada carteira, dizendo para os meus amigos: “seremos dispensados na hora do recreio” - e todo mundo com aquela cara de “ah tá, senta lá”, haha. Mas, na última aula antes do intervalo, veio a inspetora entregar as carteirinhas, pois não teríamos mais aula depois do intervalo. Desnecessário dizer que todos olharam para a minha cara e ficaram estarrecidos, me chamando de bruxa.

Você acredita que, no dia-a-dia, as pessoas “normais” também acabam realizando certos rituais que encontram paralelos na prática de magia?

Certamente que sim! O principal componente para qualquer forma de magia dar certo é a intenção, o foco colocado naquilo. Uma senhora que reze a noite inteira pedindo que seu filho se cure de uma doença pode conseguir tal feito, pois focou sua energia naquele objetivo. Ou então quando aquela menina pensa: “ele vai me ligar, ele vai me ligar”, com certeza ela atrairá a ligação do garoto que ela está esperando. O que é estudar magia? Saber a hora e a forma certas de focar seus desejos, para que eles aconteçam de verdade, e não dependendo da sorte ou improvisação. A Bruxaria é um ofício mágico específico, que lida com a magia da natureza (fases da lua, estações, planetas, elementos etc).

Por que o Halloween faz tanto sucesso no Brasil, mesmo não fazendo parte do folclore nacional?

Será que não faz? O Halloween é praticado há tanto tempo que já faz parte da nossa cultura. Vivemos em uma época onde temos muita informação e tudo acontecendo ao mesmo tempo. Podemos separar assim? Se há tantas pessoas comemorando o Halloween, ele já faz parte.

A magia pode prejudicar alguém?

A magia não, mas a pessoa que a pratica sim. Costumo fazer a analogia com uma faca - você pode utilizá-la para cortar um alimento ou para ferir uma pessoa. A culpa é da faca? Claro que não! Mas volto a falar asobre a lei do retorno. Uma pessoa que queira prejudicar outra está procurando sarna para se coçar, pois ela receberá de volta e o processo é mais complexo do que parece. Agora, se existe a possibilidade de uma pessoa prejudicar a outra utilizando magia? Com certeza. É só um meio.

E como a bruxaria pode ajudar as pessoas?

Diz respeito principalmente ao auto-conhecimento. Quando você passa a observar a natureza, prestar atenção em seus ciclos, aprende muita coisa sobre si mesmo ao identificar repetições e padrões no dia-a-dia. Dessa forma, consegue entender como a magia funciona e como utilizá-la para atingir determinados objetivos. Você sabe em que momento é mais favorável para fazer um ritual para conseguir um emprego, por exemplo.

Qual a maior alegria de uma bruxa?

Assumir a responsabilidade pela sua própria vida.

Existem bruxos homens? Há alguma diferença entre ser homem e mulher para a prática?

Sim, existem bruxos. Criou-se um mito em torno das bruxas mulheres porque, na época das inquisições, as mulheres foram mais acusadas. O motivo é aquele que podemos deduzir: mulheres bonitas eram chamadas de bruxas para serem interrogadas e torturadas pelos inquisidores. As mulheres feias e idosas, sem família, eram acusadas a cada galinha que morresse na vila. A bíblia diz que a mulher é a origem do pecado, então as inquisições são o retrato disso. Não existem diferenças nas práticas entre homens e mulheres. Há muito o que apreder sobre os sagrados feminino e masculino nas diferentes culturas e todos esses temas são refletidos na Bruxaria.

O que os interessados pelo assunto podem fazer para saber mais a respeito?

Nosso site possui uma área inteira dedicada a iniciantes, com textos introdutórios e esclarecimento de dúvidas. Contamos com atualizações diárias, então eu recomendo o acesso constante para conferir as novidades. O link para a seção de iniciantes é o seguinte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário