domingo, 13 de dezembro de 2009

10 impressões sobre A Caixa (The Box)


Após conferir o novo filme do diretor de Donnie Darko, baseado no conto Button Button, de Richard Matheson, tirei as seguintes conclusões:

1) Richard Kelly não se contentou em fazer um filme que se passa nos anos 70. Ele fez um filme que saiu dos anos 70: recriação de época e figurino impecáveis, fotografia dessaturada, zooms, trilha sonora exagerada e outros maneirismos da década estão presentes de forma absurda (no bom sentido).

2) Mais uma vez comprovamos que é difícil transformar um pequeno conto em um roteiro de 100 páginas.

3) Há uma homenagem ao conto The Man From the South, de Roald Dahl, também adaptado para o seriado Além da Imaginação dos anos 80 (trata-se daquela história de um rapaz que aposta seu dedo mindinho com um velho excêntrico).

4) Algumas cenas remetem a Donnie Darko.

5) Foi investido em um forte clima conspiratório, que faz lembrar filmes como Invasores de Corpos e A Cidade dos Amaldiçoados.

6) Richard Kelly é um ótimo diretor, mas creio que seus roteiros sejam estranhos demais para atingir um grande público. Não acho que A Caixa terá muitos fãs.

7) Haverá muitos enigmas numéricos para os fãs decifrarem, conforme ocorre em Donnie Darko.

8) Não sei se gostei da mistura de temas, trazendo Marte para uma história que era baseada em A Pata do Macaco.

9) Perto do fim, depois de cenas bem lentas, há uma sequencia muito angustiante.

10) Ao final do filme notamos que, apesar do brilhante exercício estilístico da obra, o conto é melhor. Aliás, o trailer também é melhor que o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário