terça-feira, 8 de dezembro de 2009

World's Greatest Dad x Donnie Darko

A primeira imagem que surge na tela durante a projeção de World’s Greatest Dad é a logomarca da produtora Darko Entertainment, com o famoso coelho de Donnie Darko. Achei que as semelhanças parariam aí, apesar do co-produtor do filme ser Richard Kelly (autor e diretor de Donnie Darko), mas eu estava errado.


A primeira imagem já entrega as semelhanças


Esta genial comédia dramática e dark estrelada por Robin Willians é cheia de referências ao cult movie de 2001. Eu já havia tido uma sensação de deja vu quando reparei nas cenas de estudantes no corredor de um colégio com uma trilha sonora maneira, mas só tive a certeza de estar assistindo a claras referências a Donnie Darko quando o protagonista surge em um campo de golfe ao lado do diretor da escola onde trabalha, à maneira do diretor do colégio de Donnie, quando este acorda após um de seus ataques de sonambulismo.


Cena do campo de golfe.

Cheio de viradas surpreendentes do roteiro, World’s Greatest Dad é o tipo de filme do qual é melhor se assistir sem saber nada a respeito (assim como Darko, diga-se de passagem). Mas posso contar que, além das semelhanças citadas, a produção ainda envolve um adolescente problemático como peça central da história, um personagem que muda a realidade à sua volta, a ambientação dentro de uma escola, um casal de professores, aulas de literatura, a referência a um clássico filme de terror (neste caso, A Noite dos Mortos Vivos, enquanto em Darko era a Evil Dead), isto sem contar uma interessante sequencia musical que mostra todos os personagens compreendendo um triste fato em especial, envolvendo a morte de uma pessoa, como se finalmente acordassem após um sonho (exatamente como na bela cena de Darko em que toca Mad World). E deve haver outras, que me passaram despercebidas.


Outra cena que lembra o cult movie de Richard Kelly

Creio que estas rimas acabam por transformar este filme em uma continuação alternativa de Donnie Darko. Afinal, o que poderia ter ocorrido com os personagens sobreviventes após o final daquela história? World’s Greatest Dad apresenta uma das possíveis respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário