quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Abertura do mercado literário

Às vezes leio algumas entrevistas com autores em início de carreira, que acabaram de lançar seu primeiro livro, geralmente por uma pequena editora, e há aquela constante pergunta: Como anda o mercado literário no Brasil para novos escritores?

"Muito bom", muitos dizem. "Está se abrindo". "Melhorou muito". Estas são as respostas mais frequentes, significando que ultimamente está mais fácil publicar. Porém, será que alguém já parou para pensar na contradição que eles estão dizendo? Abrir o mercado literário para iniciantes é uma boa notícia? É óbvio que não! Escritor tem que se ferrar mesmo para conseguiur publicar!

Vejamos: Eu AMO Literatura. Para mim ela é algo tão importante quanto a Medicina, sem dúvida alguma. Porém, para alguém se tornar médico é preciso passar por um concorridíssimo vestibular, não é? E depois são longos anos de dedicação à faculdade, à residência e às especializações, para só então começar a atender os pacientes. O médico tem que se dedicar à Medicina 24 horas por dia, desde o momento em que ele decide que é isso que ele quer fazer da vida, certo? Então me responda: por que seria diferente para um escritor?

O autor precisa ter muita prática para finalmente conseguir escrever um bom livro. E como ele consegue isso? Dedicando todo seu tempo a escrever! Não só o tempo, mas o coração, a mente e a alma. Que graça teria se qualquer um pudesse escrever, publicar e ser reconhecido por isso? Se fosse assim, as prateleiras das livrarias estariam cheias de porcaria. Aliás, já estão! É por isso que defendo que, se alguém quiser ser escritor, então deve dedicar sua vida exclusivamente a isso. Esqueça outro emprego. Esqueça outros sonhos. Esqueça tudo, menos o fato de querer escrever bem! Torne a escrita sua prioridade, sua única paixão, e não a troque por nada. Pois ela é bastante ciumenta, e caso você não lhe dê a devida atenção (e eu posso dizer: ela exige MUITA atenção e carinho), pode esquecer: ela vai tirar toda a sua inspiração e você nunca produzirá nada que preste.

Esta é a minha visão sobre a tal abertura do mercado literário: quanto mais fechado ele estiver, menos livros de má qualidade estarão à disposição dos leitores.

ps: Acabei de ler em um blog um pequeno conto de um dos "maiores nomes da literatura fantástica nacional", que ainda não publicou um livro solo — uma história melosa e clichê, com vários erros de ortografia. Socorro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário