quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Anvil! The History of Anvil


No verão de 1984 algumas das maiores bandas de rock do mundo, incluindo Scorpions e Bon Jovi, fizeram juntas uma turnê no Japão. Todas elas acabaram vendendo milhões de discos. Exceto uma.

É desta forma irônica e divertida que começa o brilhante documentário Anvil! The History of Anvil, que tive o prazer de assistir. Trata de uma banda que tinha tudo para se tornar uma das maiores do mundo, considerada influente para a maioria dos grandes nomes do cenário metaleiro, mas que acabou não dando certo. Apesar disto, seus integrantes, hoje na faixa dos 50 anos de idade, ainda não desistiram de alcançar o estrelato e continuam em busca do seu sonho.

Uma história muito tocante, principalmente pelo caráter extremamente ingênuo e sonhador da dupla principal, formada pelo vocalista Robb Reiner e pelo baterista Lips, que mostram-se totalmente fiéis um ao outro mesmo depois de três décadas sem obter reconhecimento. Diversos caras poderosos do rock, como Lars Ulrich (Metallica) e Lemmy Kilmister (Motorhead) rasgam elogios à banda, e ainda assim os pobres penam até mesmo para serem pagos por suas apresentações em locais com meia dúzia de bêbados.

Notei uma semelhança muito grande deste doc com o filme O Lutador, estrelado pelo Mickey Rourke. Os caras são grandes músicos e tocam com paixão, mas encaram o envelhecimento e são obrigados a trabalhar em empregos normais (Reiner é motorista) para sobreviver. É uma bela fábula dos tempos modernos, que merece ser conhecida até mesmo por quem não gosta do estilo musical.

3 comentários:

  1. OI ... tava lendo o post ... e sei q pode parecer só ignorância minha ... mas essa banda existiu mesmo?? ou é só pro filme???

    ResponderExcluir
  2. Olá! O Anvil não só existiu como existe até hoje. Aqui está o site do doc, onde você poderá assistir ao trailer: www.anvilthemovie.com
    Bj!

    ResponderExcluir
  3. Olha que interessante, pelo visto eles são sinceros né? eles querem (e admitem) o sucesso. A maioria das bandas por aí dizem em entrevistas que o legal é ser desconhecido e viver puramente da música sem se vender para o sistema.

    Bjus e Bom Fim de semana! apesar de ser quinta ainda rsss

    ResponderExcluir