domingo, 20 de dezembro de 2009

Não ao mini-conto!

Se algum "editor" picareta aparecer com a proposta de uma antologia de mini-contos, caia fora! Essa é a melhor forma para ele ganhar uma grana fácil, e para o autor não desenvolver sua escrita.

"Ah, mas nos tempos atuais ninguém tem tempo de ler, então as narrativas curtas são muito mais valorizadas", ele dirá. Mentira! Os livros mais vendidos são justamente os mais longos, isto sem falar nas sagas (O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Crepúsculo, etc). Se os leitores não tivessem tempo para ler, como é que essas obras fariam tanto sucesso hoje em dia?

O mini-conto não pode ser classificado como um gênero literário. Qual é a emoção que ele transmite? Sei que alguns grandes autores escreveram alguns desses breves textos, como Hemingway (Vende-se: sapatos de bebê, sem uso), e o mini-conto mais famoso é atribuído ao guatemalteco Augusto Monterroso (Quando acordou o dinossauro ainda estava lá). Mas se essas merrecas forem consideradas obras artísticas, então o mundo estaria cheio de escritores em qualquer esquina. A cada minuto devem surgem milhões de "obras" superiores a essas sendo postadas no Twitter ou enviadas por SMS.

Tenho essa postura mais conservadora, de que quanto mais longos, mais os textos têm capacidade de fazer o leitor sentir alguma emoção duradoura. Não precisa ser um calhamaço, de 500 páginas, mas se dá para começar e terminar a leitura em menos de cinco minutos, também não deve surtir efeito algum para quem o lê.

Era isso. Para o meu gosto ficou um post muito curto, mas pelo menos é mais longo que um mini-conto e que um anúncio de Classificados.

Um abraço!

2 comentários:

  1. Acho certamente uma esperteza antologias de minicontos. E a possibilidade de dar certo (em termos de qualidade), tende a zero.

    Quanto aos minis em si, gosto deles e não tanto dos nanocontos (como os que você exemplificou).

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. eu também gosto muito mais dos livros grandes!! e quanto aos contos, bem, também gosto mais deles grandinhos! os contos com apenas uma ou duas páginas não conseguem prender o leitor nem criar aquele elo com as personagens... é laro que há contos pequenos que cativam, mas não é a mesma coisa...
    bjinhs estou quase a postar a crítica do teu livro! (verás que os maiores contos são aqueles que mais gostei lol - porque será?)

    ResponderExcluir